Copo Vazio

Eu gostaria de escrever um texto sobre expectativas. No princípio, eu peço para que não tenha, caro leitor, expectativas sobre esse inútil texto. Aos moldes de Renato Russo digo “Não crie expectativas, já ouvi dizer que elas causam lágrimas”.

Certa vez, eu li “quanto maior a expectativa, maior é a queda”. Para uma pessoa ansiosa como eu, ler isso já te levará para um evento de ansiedade. Então, eu me perguntei: o que na minha vida é expectativa e o que é realidade? Eu diria que eu vivo de expectativas e aceito realidades. E discordo daquela sentença, reescrevo assim: quanto maior a expectativa positiva, maior é a queda. Afinal, eu nunca me decepcionei esperando o pior.

Parece cruel, parece não saudável e parece um confronto direto com a sociedade da autoajuda com dizeres da sacralidade do pensamento positivo. E é. Estou aqui, abertamente, te dizendo: espere o pior. Troque o copo meio vazio, por um copo que o líquido já evaporou. Como uma ansiosa de carteirinha e sempre em tratamento, alguns irão me acusar de que essa é uma péssima ideia. E deve ser mesmo. Só que você já viveu a frustração da decepção e gostou? E você que já viveu o prazer de ser surpreendido por uma não esperada, porém desejada, surpresa e isso não foi ótimo?! Acho que os ansiosos positivos só sofrem mais. Os negativos tendem aos momentos mais gloriosos. É adorável dizer sorrindo “não esperava por isso”, é horrível dizer a mesma frase chorando.

Você pode discordar. Espere um belo dia de sol amanhã. Se chover, sinta decepção. Se o sol vier, sinta ok. Agora, espere o pior e mais feio dia. Se for, azar o seu, mas ok. Se não for, sinta o prazer de estar errado. Claro, melhor seria se não esperássemos nada e apenas vivêssemos o dia? Parabéns aos estóicos de plantão, mas eu nunca soube ser assim. Já tentei, mas meu pensamento voa até o futuro com a velocidade da luz. Ansiosa, lembra? E Sêneca não funciona com gente assim.

Por fim, vale ressaltar que eu espero que você tenha gostado do que leu, aguardo um belo dia de sol amanhã e sempre pareço acreditar na melhor versão das pessoas. Aposto que até amanhã, eu já terei me decepcionado, pelo menos, umas dez vezes. Quem me dera ter esse pensamento de esperar a tempestade e não o arco íris, mas eu tenho um dom para o entusiasmo e como maldição recebo a frustração.

Espero que um dia, alguém lance livros como: O Poder do Pensamento Negativo ou 10 Maneiras de Ser Negativo ou Como Superar a sua Positividade. Sem duvidas, os copos andam transbordando nas livrarias. Quero um autor que ouse até quebrar o copo e que me transformará em uma máquina de acreditar sempre que o pior irá acontecer. Droga, já criei boas expectativas até sobre isso. O jeito é ir deleitar do único recipiente que não deve ser visto vazio: uma taça de vinho.

Observação: o título é uma referência à bela música “Copo Vazio”, de Gilberto Gil. Espero que você escute essa canção, mas tenha expectativas ruins para poder ser surpreendido pela alegria de uma boa canção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s